Devido a recente pandemia provocada pelo novo coronavírus, o trabalho remoto teve uma procura ainda maior por parte das empresas, que inevitavelmente precisam se preocupar ainda mais com a segurança de dados.

Muitas empresas acabaram não providenciando alguns cuidados básicos que podem fazer toda a diferença para que sua empresa seja alvo de ataques maliciosos.

Segue algumas dicas para um trabalho remoto seguro:
Estabeleça uma política de home office

O home officeé um modelo de trabalho que exige regras, prazos, exigências e medidas de segurança que possam orientar o processo, caso contrário, não há como dar certo.

Configure o roteador

A rede de Wi-Fi doméstica é naturalmente mais vulnerável do que uma rede corporativa. Para garantir a segurança em home office é importante configurar o roteador, inserindo uma senha forte e protegendo-o contra esse tipo de risco.

 Crie uma política de senhas

 É essencial alterar e aumentar a segurança das senhas pessoais. Pode parecer exagero, mais ainda há muitas pessoas que utilizam senhas óbvias e sequenciais por medo de se esquecerem delas. É importante lembrar de mesclar letras, números e símbolos em sequências grandes. Para evitar a perda dessas senhas, existem ferramentas de cofres digitais como o próprio gerenciador de senhas do Chrome, que ajudam a guardar e proteger essas informações.

 Tenha um bom antivírus

É importante fazer uma varredura completa antes de começar a utilizar o PC pessoal e manter o programa em constante vigilância, acusando sempre que alguma ação suspeita for detectada.

Utilize uma VPN

A VPN, uma rede virtual privada, é ainda uma das melhores formas de proteger informações corporativas durante o trabalho remoto.

Ela cria uma espécie de proteção entre o computador do profissional e o servidor da empresa, bloqueando possíveis invasores. Assim, é possível acessar documentos desse servidor com segurança.

Invista no backup em nuvem

 O backup em nuvem é uma das formas mais eficazes de evitar a perda de arquivos. Você usar por exemplo o servidor da Wyntech ou até mesmo o do Google Drive.

Ative a autenticação em dois fatores

 A autenticação em dois fatores é uma ferramenta adicional de segurança ao login, garantindo que apenas o dono da conta terá acesso a ela.

Assim, essa opção cria uma segunda camada de proteção no caso de algum criminoso tentar acessar qualquer informação de trabalho, reduzindo drasticamente as chances de sucesso.

Invista na criptografia

 Criptografar o disco da máquina utilizada pelos colaboradores em trabalho remoto também é uma ação muito importante.

Em caso de roubo do notebook ou PC, os dados contidos nele não poderão ser legíveis para o criminoso, evitando que informações importantes caiam em mãos erradas e sejam divulgadas, criando problemas para a empresa. Alguns sistemas da Apple já apresentam essa opção, bastando ativá-la. Outra alternativa é procurar por softwares que ofereçam esse serviço.

 Mantenha o sistema atualizado

 Programas desatualizados também deixam o computador mais vulnerável. Por isso, certifique-se de que todos os colaboradores em home office tenham à disposição para uso as versões mais recentes deles e do sistema garantindo a melhor performance da máquina.

Tenha um suporte técnico especializado

 É muito importante buscar um serviço de suporte técnico especializado para manter a segurança em home office.

Empresas de TI como a Wyntech, além de orientar sobre as configurações de cada etapa de prevenção, podem também fazer acesso remoto para aplicar verificações de invasão, programar backupsautomáticos, entre outras coisas.

Em outras palavras, nossa equipe garantirá a eficácia de toda a política de segurança de dados, auxiliando os colaboradores para que estejam em conformidade com ela.

Além disso, em caso de algum imprevisto, sua empresa contará com nossos profissionais capacitados para lidarem mesmo com as questões mais complexas e urgentes.

Quer saber mais detalhes sobre como podemos te ajudar com a segurança de dados em home office?

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