Quando chega a hora de comprar uma nova impressora para sua casa ou escritório, surge a dúvida sobre qual modelo adquirir. A variedade de aparelhos no mercado é considerável, sendo que algumas são indicadas para usos completamente diferentes de outras. Pensando nisso, resolvemos reunir algumas informações sobre os tipos de impressoras que você pode comprar e dicas fáceis para você poder saber lidar melhor quando for imprimir seus documentos.

IMPRESSORAS DE JATO DE TINTA

Certamente o tipo mais comum do mercado, impressoras de jato tinta são indicadas para uso residencial e comercial. Essas impressoras realizam sua impressão por meio de centenas de gotas de tinta, que são liberadas através de uma pequenina abertura existente nos seus cartuchos. Essas impressoras utilizam o esquema de cores CMYK (Ciano, Magenta, amarelo e preto). Elas oferecem uma impressão com boa qualidade e fidelidade às cores.

IMPRESSORAS A LASER

Antigamente, impressoras a laser eram mais encontradas em ambientes como escritórios, mas a tecnologia acabou se popularizando ao ponto do aparelho ser uma opção para residências. Esse equipamento realiza a sua impressão através de um toner, que contém um pó extremamente fino que, quando aquecido, gruda no papel, realizando a impressão. Por causa disso, ela consegue realizar impressões de maneira muito mais rápida do que impressoras de jato de tinta.

IMPRESSORAS 3D

Você deve estar se perguntando o que esse tipo de impressora está fazendo aqui, já que ela de fato não imprime nada em um papel, mas esse tipo de equipamento está ficando cada vez mais popular. Ela utiliza filamentos de plástico, que são aquecidos e resfriados na criação de estruturas pré-renderizadas em um computador. Seja para a criação de pequenas estátuas ou estruturas inteiras, como maquetes, novos modelos de impressoras 3D chegam ao mercado e acabam se tornando uma boa pedida para escritórios de arquitetura, além de fazer a alegria de entusiastas em miniaturas, citando apenas alguns dos usos para o equipamento.

COMO IMPRIMIR DOCUMENTOS E FOTOS COM MÁXIMA QUALIDADE

Comprar uma impressora mais avançada é uma boa opção para quem quer a máxima resolução possível para documentos e fotos. No entanto, muitos usuários não sabem que o dispositivo que têm pode também oferecer muito mais do que aquelas impressões pixelizadas ou em rascunho. Para isso é possível configurar o equipamento pelo PC para oferecer máxima resolução DPI e qualidade fotográfica. A dica é interessante para quem deseja passar para o papel suas imagens com muitos detalhes ou documentos importantes. A função está disponível em multifuncionais e impressoras de diferentes marcas.

IMPRIMINDO DIVERSOS DOCUMENTOS DE UMA SÓ VEZ

Uma opção que lhe fará poupar algum tempo quando precisar imprimir diversos documentos é imprimi-los todos ao mesmo tempo. Isto pode ser feito de uma maneira bastante simples:

Selecione todos os arquivos que deseja imprimir segurando CTRL e clicando sobre eles. Caso estejam em pastas diferentes, crie uma nova pasta e armazene-os lá temporariamente. Para selecionar todos os arquivos de um diretório você poderá usar o atalho CTRL + A.  Depois de selecionados, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Imprimir. Então, os documentos serão abertos em seus respectivos programas e impressos automaticamente.

DESABILITE A FUNÇÃO DE COR

Outra opção que lhe fará poupar tempo e tinta da sua impressora é a desativação das cores em sua impressora. Com isso, você irá imprimir somente em escala de cinza, o que evitará o desperdício de tinta colorida.

LIMPEZA DA IMPRESSORA

Felizmente, a maioria dos problemas que podem vir a ocorrer na hora da impressão, são poeiras ou sujeiras sobre o equipamento ou manchas nas folhas e outras falhas, e essas são resolvidas facilmente pelo cartucho — uma peça que qualquer usuário pode mexer sem medo de prejudicar a impressora.

Quando ficamos muito tempo sem utilizar a impressora, é comum que a tinta no cartucho fique seca, resultando em falhas como as citadas acima. O mais indicado é acessar o gerenciamento de impressão — software que acompanha o equipamento — e seguir os passos lá indicados. Para isso, faça o seguinte caminho: Iniciar, Impressoras e fax, Escolha a impressora, clique em Propriedades e siga os passos indicados pelo programa.

Se as sugestões não forem suficientes para consertar o defeito das impressões, então faça manualmente. Para tanto, pegue um pano pouco umedecido com água, retire o cartucho do carro de impressão e esfregue a área em que sai a tinta. É importante precaução para não encostar as mãos nos conectores do cartucho! Se por ventura isso ocorrer, pegue e passe uma borracha branca sobre ele.

O CARTUCHO DA IMPRESSORA ESTÁ VAZIO, TEM CERTEZA?

Talvez você nunca tenha percebido, mas quando sua impressora informa que um dos cartuchos de tinta está vazio, nem sempre ela condiz com a realidade. Prova disso é o fato de que, mesmo com os constantes alarmes de falta de tinta, a impressora continua imprimindo sem problemas. Ou seja, algumas impressoras são extremamente imprecisas na hora de medir a quantidade restante no cartucho, podendo dar um falso alarme de falta de tinta mesmo quando ainda há metade do cartucho para ser gasto. Nesse caso, clique em continuar.

O grande problema enfrentado por muitos usuários é que algumas marcas de impressora, quando “percebem” erroneamente que a tinta está acabando, simplesmente impedem que novas páginas sejam impressas, o que gera um grande desperdício e, principalmente, prejuízo para o seu bolso. Se esse é o seu caso, é recomendável que você procure a assistência, ou solicite que o fabricante troque o periférico, já que se trata de um defeito de fábrica.

Se mesmo após o alarme de tinta baixa, sua impressora continuar a imprimir, não há motivo para enviá-la para a assistência, já que o único problema enfrentado é que você terá uma impressora “mentirosa”, que proporciona o infortúnio de exibir mensagens incorretas de falta de tinta. Os Toners por exemplo, são feitos para durarem meses de impressão. Verifique o seu!