Lista de Códigos SIP – VoIP – Auxílio para instalações e manutenções

Criado pela Wyntech

O guia abaixo possui a lista da maioria dos códigos SIP conhecidos e detalhados.

1xx—Respostas Provisórias / Informação
[Indica o Status de uma chamada antes dela ser completada / Iniciada / Informações ]

100 Trying

Indica que o roteador mais próximo do servidor recebeu uma solicitação e alguma ação será tomada em relação a isso.

180 Ringing

Indica que o agente do usuário (Softphone / ATA / Telefone IP / Asterisk) recebeu uma solicitação e está alertando o destino.

181 Call is Being Forwarded 

Um servidor pode ou não, opcionalmente, usar esse status para avisar se uma chamada está sendo encaminhada para um ou vários destinos.

182 Queued

Indica que o destino está temporariamente indisponível, então a chamada foi colocada em uma fila até que o mesmo esteja disponível. Um servidor poderá também mandar múltiplas respostas 182 para manter a situação da fila atualizada.

183 Session in Progress

Essa resposta pode ser usada para mandar informações extras de uma chamada que ainda está sendo criada.

199 Early Dialog Terminated

Pode ser usada pelo Servidor VoIP para indicar que o fluxo das entidades SIP (Incluindo o cliente, agente usuário) terminou / rescindiu muito cedo.

2xx—Respostas bem sucedida
[Indica se uma solicitação foi completada com êxito]

200 OK

Indica que a solicitação foi completada com sucesso.

202 Accepted

Indica que a solicitação foi aceita para ser processada. Porém o processamento ainda não foi completado.
P.S.: Obsoleto – No momento essa resposta não é mais utilizada nos sistemas mais recentes.

204 No Notification

Indica que a solicitação teve sucesso, porem a chamada não vai ter uma notificação. [Ex: Ligou em um 0800, completou no sistema, dando um OK, porém não vai notificar o Cliente, agente usuário. Sem alertas e notificações.]

3xx—Respostas de redirecionamento.
[Informações sobre um novo local do usuário ou destinos alternativos / serviços alternativos que possam cumprir a chamada]

300 Multiple Choices

O endereço IP / Chamada foi redirecionado a várias opções para o usuário ou cliente escolher, cada uma indo para um local diferente, enquanto o usuário ou agente do usuário pode selecionar a opção desejada e redirecionar a solicitação de chamada até esse local. Talvez esta mensagem apareça em alguns casos de URA, por Exemplo.

301 Moved Permanently

O usuário não pode mais ser encontrado no endereço em que foi mandada a solicitação / chamada.

302 Moved Temporarily*

O usuário não pode completar a chamada porque o endereço solicitado está temporariamente desabilitado, fora de serviço ou expirou.

305 Use Proxy

A fonte solicitada só pode ser alcançada através de um Proxy.

380 Alternative Service*

A chamada falhou, porem alternativas para esse endereço estão sendo mostrados no corpo da mensagem.

4xx—Respostas de falha / erros no cliente

400 Bad Request

A solicitação não pode ser compreendida devido a uma sintaxe errada. [Número digitado errado, cadastro errado, registro errado, ou a operadora – possui algum tipo de bloqueio, ou até mesmo um erro interno na rede do cliente.]

401 Unauthorized

O pedido não pode ser completado pois não foi possível autenticar o usuário.

402 Payment Required*

Mensagem informada por uma operadora VOIP (Terminação) quando a rota fica sem saldo… Caso esta mensagem apareça, entre em contato com sua operadora.

403 Forbidden

O servidor compreendeu a solicitação, porem está se negando a completar / aceitar.

Muitas vezes este erro ocorre em alguma das pontas devido à uma configuração errada de uma rota de saída, ou uma rota de entrada. Ou algum tipo de bloqueio em uma das pontas.

404 Not Found

O servidor viu que o usuário solicitado especificado não existe no domínio alcançado. Essa resposta também aparece caso alguma informação, como o domínio, ou mesmo um número de entrada, não seja igual ao especificado no servidor, no destino ou na ponta que fez a solicitação.

405 Method Not Allowed

O método especificado no pedido foi compreendido, porém não é permitido pelo endereço que está recebendo a solicitação.

406 Not Acceptable*

O recurso identificado pelo pedido só é capaz de gerar e completar respostas SIP que possuam características específicas. Não foi aceito conforme o que foi enviado na solicitação. Um bom exemplo disso é solicitar um serviço de SMS para um ponto que não possua tecnologia para isso.

407 Proxy Authentication Required*

Este código é enviado na maioria das vezes por operadoras VOIP, terminações, números de entrada. O motivo geralmente ou é algum bloqueio no Firewall, por parte deles, ou alguma configuração de rede que está bloqueando o solicitante.

408 Request Timeout

Não foi possível encontrar o usuário a tempo. O servidor não pôde enviar / receber uma resposta dentro de um limite adequado de tempo. Geralmente quando uma rede de um servidor cai, esta é a mensagem dada.

409 Conflict

Usuário já está registrado – Esta mensagem é OBSOLETA. Aparece apenas em versões mais antigas de Sistemas VOIP [Comum em soluções Asterisk]

410 Gone

Era uma vez uma informação que vivia aqui, porém não vive mais.

A mensagem informa q sabe q a informação existiu, porém ela não se encontra mais no local.

411 Length Required

O servidor não vai aceitar nenhum pedido sem um conteúdo / duração válida.

Esta mensagem apareceria creio eu, em casos de Telemarketing por exemplo. Em que os áudios e mensagens enviadas precisam ter sua duração exata especificada.

412 Conditional Request Failed

A pré-condição dada não foi cumprida e falhou.

413 Request Entity Too Large

O corpo do pedido é longo demais.

414 Request-URI Too Long

A sequência de caracteres informados é maior do que o servidor está disposto a interpretar.

415 Unsupported Media Type

Corpo da solicitação está em um formato não suportado. Algum CODEC pode estar faltando. Com o CODEC ideal, este erro pode ser resolvido e a Media passar a ser suportada.

416 Unsupported URI Scheme

Um erro que ocorre caso a sequência dos dados / caracteres informados para registro esteja incorreta, ou seja utilizado um texto com uma fonte diferente da interpretada pelo servidor.

Pode também aparecer caso uma rota esteja mal configurada, por exemplo, um número entrante esteja em um servidor, porém em uma das pontas, estiver alcançando um Gateway diferente do q deveria… Comum em rotas / números vindo de fora… Internacionais.

417 Unknown Resource-Priority

Teve uma solicitação para dar prioridade a um recurso, porém não teve um local, um destino para essa opção encaminhar a solicitação.

420 Bad Extension

Protocolo SIP – Servidor não compreendeu extensão usada. Este erro geralmente está relacionado às configurações da rota, em algum dos pontos.

421 Extension Required

Esse servidor precisa usar uma extensão especifica. Como por exemplo, um servidor que requer uma conexão ponto a ponto…

422 Session Interval Too Small

O tempo de expiração contém uma duração abaixo do tempo mínimo. Provavelmente este erro vá aparecer em algum esquema de Telemarketing, ou URA Reversa.

423 Interval Too Brief

Tempo de expiração do recurso muito curta. Explicação é a mesma do erro 422. Alguma URA ou esquema de Telemarketing.

424 Bad Location Information

O local do pedido foi mal informado ou insatisfatório.

 428 Use Identity Header

A política do servidor requer um cabeçalho de identificação via URI, e o mesmo não foi informado.

429 Provide Referrer Identity

O servidor não recebeu um token valido no pedido. Este erro deve acontecer se o servidor exigir algum tipo de token de identificação para ser enviada junto com a solicitação…

430 Flow Failed

Uma corrente especifica para um agente do usuário falhou, porem outros podem ter sucedido. Essa resposta aparece quando existem conexões entre proxies.

433 Anonymity Disallowed

A solicitação foi recusada porque era anônima.

436 Bad Identity-Info

O pedido possui um cabeçalho de identificação porem o esquema URI do mesmo não pode ser diferenciado e compreendido.

437 Unsupported Certificate

O servidor não pode validar um certificado para o domínio que realizou o pedido.

438 Invalid Identity Header

O servidor obteve um certificado valido do domínio que fez o pedido, porém não conseguiu uma assinatura válida.

439 First Hop Lacks Outbound Support

O proxy de saída que o usuário está tentando registrar não suporta a opção de saída do RFC 5626, porem o registrador suporta.

470 Consent Needed

A fonte do pedido não tem permissão para realizar tal pedido. O recipiente em q a fonte se encontra não o autorizou a completar a ação. É necessário q o mesmo autorize.

480 Temporarily Unavailable

Local solicitado se encontra indisponível no momento.

481 Call/Transaction Does Not Exist

O servidor recebeu um pedido porem ele não bate com nenhum dialogo ou transação.

482 Loop Detected.

O servidor detectou um Loop.

483 Too Many Hops

Foi detectado um número limite de pulos entre pontos, e este limite foi excedido.

484 Address Incomplete

A solicitação URI está incompleta.

485 Ambiguous

A solicitação URI pode conter vários significados. Provavelmente este erro se resolva caso a URI seja mais específica e com mais parâmetros…

486 Busy Here

Destino está ocupado.

487 Request Terminated

Solicitação cancelada pelo destino ou por algum agente entre a fonte do pedido e o destino.

488 Not Acceptable Here

Alguns aspectos da descrição da sessão ou a solicitação URI não são aceitas.

489 Bad Event

O servidor não entendeu o pacote de evento informado no cabeçalho de eventos. Um exemplo, caso algum ATA envie uma notificação de algum recurso, tal como o “keep-alive”, e o q recebeu esta notificação não compreenda a mesma, pode retornar esta mensagem.

491 Request Pending

O servidor já possui pedidos do mesmo dialogo.

493 Undecipherable

O pedido contém um corpo MIME encriptado no qual o recipiente não pôde decriptar.

494 Security Agreement Required

O servidor recebeu um pedido no qual uma negociação no mecanismo de segurança é necessário e a resposta contém uma lista de mecanismos de segurança para o solicitador escolher.

5xx—Erros de falha do servidor.

500 Server Internal Error

O servidor não pôde completar o pedido por causa de uma condição inesperada.

501 Not Implemented

O servidor não possui a habilidade de completar o pedido, isso ocorre porque o servidor que realizou tal pedido não reconhece o método do pedido.

502 Bad Gateway

O servidor está agindo como uma gateway ou proxy e recebeu uma resposta invalida de um servidor – Gateway invalido ou proxy invalido / Defeituoso.

503 Service Unavailable

O servidor está em manutenção ou temporariamente sobrecarregado e não pode processar o pedido.

504 Server Time-out

O servidor tentou acessar outro servidor porem não recebeu uma resposta.

505 Version Not Supported

A versão do protocolo SIP no pedido não é suportada pela versão do servidor.

513 Message Too Large

O tamanho da mensagem é maior do que o servidor é capaz de processar.

580 Precondition Failure

O servidor é incapaz ou não quer obedecer ou aceitar as condições / restrições especificadas no pedido.

6xx—Respostas de Falhas Globais.

600 Busy Everywhere

Todos os destinos possíveis estão ocupados.

603 Decline

O destino não deseja participar da chamada ou não pode aceita-la. Adicionalmente o destino também sabe que não existem outros destinos alternativos – Como por exemplo uma caixa postal.

604 Does Not Exist Anywhere

O servidor possui a informação de que o solicitado não existe em lugar algum.

 606 Not Acceptable

O agente do usuário contatou com sucesso porem alguns aspectos da descrição da sessão, como por ex. a média requisita, velocidade da internet, ou o estilo em que o endereço foi digitado, não são aceitas.


Os códigos ISDN abaixo são colocados como informações adicionais.

ISUP – (ISDN – User Part)

1 – número não alocado 404 não encontrado

2 – nenhuma rota para a rede 404 não encontrado

3 – sem rota para o destino 404 não encontrado

16 – compensação de chamada normal — (*)

17 – usuário ocupado 486 Ocupado aqui

18 – nenhum usuário está respondendo 408 Request Timeout

19 – sem resposta do usuário 480 Temporariamente indisponível

20 – assinante ausente 480 Temporariamente indisponível

21 – chamada rejeitada 403 Proibido (+)

22 – número alterado (s / o diagnóstico) 410 ido

22 – número alterado (com diagnóstico) 301 mudou-se permanentemente

23 – redirecionamento para novo destino 410 ido

26 – compensação do usuário não selecionado 404 não encontrado (=)

27 – destino fora de ordem 502 Bad Gateway

28 – endereço incompleto 484 Endereço incompleto

29 – instalação rejeitada 510 Não implementado

31 – normalmente não especificado 480 Temporariamente indisponível Recurso indisponível

34 – nenhum circuito disponível 503 serviço indisponível

38 – rede fora de ordem 503 serviço indisponível

41 – falha temporária 503 serviço indisponível

42 – comutação de congestionamento de equipamentos 503 serviço indisponível

47 – recurso indisponível 503 Serviço indisponível Serviço ou opção não disponível

55 – chamadas recebidas impedidas dentro do CUG 403 Proibido

57 – capacidade de suporte não autorizada 403 Proibido

58 – capacidade de suporte não disponível no momento 503 serviço indisponível

65 – capacidade de suporte não implementada 488 Não Aceitável aqui

70 – Apenas a capacidade restrita de suporte de informação digital está disponível (uso nacional) 488 Não Aceitável aqui

79 – serviço ou opção não implementada 501 Não implementado Mensagem inválida

87 – usuário não membro do CUG 403 Proibido

88 – destino incompatível 503 serviço indisponível

102 – Falha no tempo limite da configuração da chamada 504 tempo limite do gateway

111 – Erro de protocolo não especificado Erro interno do servidor 500 Interworking

127 – Erro Interno – interoperabilidade não especificada Erro interno de 500 servidores