O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi vítima de um ataque hacker na última terça-feira, dia 3. A transmissão das sessões de seis colegiados foi interrompida e, por medida de segurança, os julgamentos virtuais e os prazos processuais foram suspensos até segunda-feira, dia 9. Porém, o hacker que realizou o ataque cibernético ao sistema de informática do órgão conseguiu criptografar e bloquear o acesso aos dados do tribunal, pedindo um resgate para a sua devolução, prática conhecida como ransomware.

O PROBLEMA

Receitas de cibercrimes são estimadas em até US$ 1,5 trilhão por ano – 1,5 vez mais do que a falsificação e 2,8 vezes mais do que o comércio de drogas ilegais – esta rede é todo um sistema econômico que agora pode colocar em perigo qualquer empresa ou organização com graves consequências para a economia mundial.  Durante o período do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, golpes como roubo de senha, phising, malware e ransomware em laptops aumentaram 450% em toda a América Latina, como mostra um estudo da Kaspersky. Na maioria das vezes, os hackers conseguem acesso aos dispositivos por meio de tentativas de erro e acerto para obter nome de usuários e senhas. O Brasil foi o país que mais teve casos deste tipo de crime.

GESTÃO DE REDES

Segurança e Gestão de redes é combinar múltiplas camadas de defesa a fim de proteger usabilidade e integridade de suas conexões e dados. A segurança de redes tradicionalmente inclui tecnologias de hardware e software e gerencia o acesso, buscando impedir que uma variedade de ameaças se instale em sua rede. 

Existem vários recursos para a segurança de redes, dentre os quais temos o monitoramento de acesso, uso de software antivírus e antimalware, a segurança em nível do aplicativo e a análise comportamental — capaz de detectar intrusões enquanto elas acontecem.

Além disso, soluções de prevenção de perda de dados, segurança de e-mail e segmentação de rede são outros dos recursos que, junto de uma VPN, podem salvar as informações do seu negócio. 

Em um contexto em que negócios confiam cada vez mais na internet a nas redes de computadores, empresas podem enfrentar grandes desafios como ameaças de erros, invasões hackers e infecções por vírus. É por isso que é tão importante proteger a sua rede.

Hoje o roubo de identidade está em ascensão e, como fornecedor de produtos ou serviços, é seu dever manter as informações de consumidores em segurança. Uma boa segurança de redes pode ajudar a reduzir o risco de seu negócio ser vítima de roubo de dados.

Outro motivo para investir é que os sistemas de segurança de rede podem ser eficazes para proteger seus computadores e demais equipamentos de danos físicos causados por vírus e malware. Pense no ransomware e no seu impacto, que torna virtualmente inutilizáveis computadores e arquivos. 

Como manter seguros os dados da sua empresa? Como garantir a segurança de redes? A notícia boa é que existem várias etapas simples e econômicas para proteger dados corporativos, fortalecer as barreiras em suas redes e proteger sua reputação. 

  • Senhas complexas são o primeiro passo para uma boa estratégia de segurança de redes, e elas devem ser alteradas pelo menos a cada 90 dias. Criar uma política de senha forte é fundamental para ajudar seus usuários a protegerem sistemas críticos em que confiam todos os dias.
  • Toda estratégia de TI tem um bom plano de backup, e quando o assunto é segurança de redes não poderia ser diferente. Backups são responsáveis por eliminar o risco de apagamentos acidentais e diminuir o impacto do roubo de dados em ataques como o ransomware.
  • Para garantir a segurança das redes é preciso investir em soluções proativas de segurança, por isso, compre proteção. Firewalls, sistemas de bloqueio de malware para a filtragem do spam, anti-phishing e que detectam intrusões são grandes aliados da sua empresa.
  • Guardar em definitivo os seus dados, porém, só será possível com o desenvolvimento de uma cultura de proteção. Afinal, são usuários os responsáveis por manter seguros os dados de uma empresa.

Lembre-os constantemente de que é importante não compartilhar informações de login, da necessidade de criar senhas fortes e proíba o compartilhamento de contas. Não arrisque os dados da sua empresa: eles são ativos tão valiosos quanto seu inventário ou equipamentos. 

Se você gostou dessas idéias para aumentar a segurança de redes, assine a newsletter da Wyntech e receba mais dicas para se proteger na internet! 

Precisa de Gestão na sua rede? Chame a Wyntech no whatsapp: (11) 2768-9396