Depois de um tempo usando o computador, é comum que parte da sua capacidade de processamento fique comprometida. Isso acontece devido ao excesso de arquivos armazenados nele, caches salvos automaticamente e por muitos outros fatores, como vírus. Isso pode comprometer muito o trabalho, principalmente quando se tem pressa. Aproveite as dicas abaixo para agregar agilidade aos processos e aumentar a produtividade no dia a dia de trabalho.

1 – VÍRUS

Um vírus de computador pode se copiar e se espalhar de um computador para outro. É recomendável ter um versão válida e atualizada do software antivírus instalado (e em execução o tempo todo). Mas se possível compre um antivírus profissional e verifique se está atualizado (isso é necessário porque 50.000 vírus são lançados todos os dias.) Acompanhe a data de expiração do seu antivírus.

2 – SPYWARE

São arquivos que permitem que cibercriminosos observem sua atividade de navegação na Internet, gravem seu cartão de crédito, e apresente anúncios pop-up indesejados. A presença de spyware é tipicamente oculta e pode ser difícil de detectar.
Um acúmulo de spyware pode desacelerar e causar um travamento ou comportamento anormal ao seu PC. Para ser protegido, verifique se você possui um spyware instalado.
Execute um software anti-spyware profissional (por exemplo, Malwarebytes), verifique se está atualizado e não deixe seu software anti-spyware expirar.

3 – FIREWALL

As configurações de segurança do firewall são muito importantes ao proteger seu computador, especialmente ao usar um computador longe de sua casa ou escritório. Um firewall de software pode impedir o acesso direto ao seu computador e arquivos.

Verifique no seu Painel de Controle a cada três meses para garantir que seu firewall
está ativo. Esse recurso já vem instalado em todos computadores com Windows.

4 – PROGRAMAS DESNECESSÁRIOS

Muitos computadores armazenam um grande número de programas que nunca são usados (alguns vem de fábrica). Isso tende a entupir seu computador ao longo do tempo. As etapas abaixo permitem remover com segurança esses programas desnecessários do Windows. E além disso, você ficaria surpreso com a quantidade de programas carregados ao iniciar o seu computador.
Reveja “Adicionar / Remover Programas” dentro do seu Painel de Controle.

5 – GERENCIADOR DE TAREFAS

Se o seu computador repentina ou periodicamente fica lento, você pode ter um problema temporário gargalo. As 4 áreas comuns mais atingidas são:
1- CPU
2- Memória
3- Disco
4- Rede
Imediatamente após detectar uma desaceleração, abra o “Gerenciador de tarefas” e revise a guia “Desempenho”. Este mostrará as principais coisas que estão afetando o desempenho do seu computador. Clique em “Processos” e você pode ver qual tem a maior porcentagem. Você pode clicar com o botão direito e interromper esta tarefa específica para acelerar as coisas.

6 – ARQUIVOS TEMPORÁRIOS

Sempre que você navega na Internet, solicita algo on-line ou lê e-mails, as informações são armazenadas no seu computador para uso posterior (famosos cookies). Com o tempo, esse lixo acumula e eventualmente influencia o desempenho de seu computador. Periodicamente, você deve limpar seu cache. Verifique seu histórico de navegação e exclua o que você não precisa. Faça isso uma vez por mês. Para usuários que usam muito a internet, faça isso uma vez uma semana.

7 – LIMPADOR DE DISCO

Este procedimento reduz o número de arquivos desnecessários no HD para liberar espaço em disco e ajudar seu computador a rodar mais rápido. Ele remove arquivos temporários, esvazia a Lixeira e remove uma variedade de arquivos de sistema e outros itens que você não precisa mais.

Abra o menu iniciar e digite “Limpeza de disco”, clique no programa e ele executa automaticamente a limpeza. Faça uma limpeza básica e uma limpeza do sistema.

8 – DESFRAGMENTAÇÃO DO DISCO

Este procedimento reorganiza os arquivos no disco rígido para que o computador possa acessá-los mais eficientemente. Porque a longo prazo, um disco rígido desorganizado pode eventualmente travar e corromper todos os seus dados armazenados.

Para fazer isso manualmente, clica no menu iniciar e digite “Desfragmentar” e clique no programa “Desfragmentar e Otimizar Unidades” selecione seu disco rígido para “Otimizar”. Ou, agende a otimização para execução pelo menos uma vez por mês em “Configurações”.

9 – CHECK DISK

Você pode ajudar a resolver alguns problemas do computador e melhorar o desempenho, certificando-se de que seu disco rígido não contenha erros. Vá para o “Menu Iniciar”, digite “CMD” clique em” Prompt de Comando”, na janela preta digite “CHKDSK” e aperte o Enter, iniciara um teste de integridade da sua unidade.
Digitando “CHKDSK / F” corrigirá quaisquer erros. Faça isso uma vez a cada três meses. Dependendo do tamanho do seu disco rígido, isso pode levar alguns minutos. Para obter melhores resultados, não use o computador para outras tarefas enquanto verifica erros.

10 – ATUALIZAÇÕES DO WINDOWS

Isto é muito importante. A Microsoft libera periodicamente atualizações para os sistemas operacionais Windows. Estas atualizações reparam certos erros descobertos ao longo do tempo, corrigem vulnerabilidade de segurança do seu sistema ou adiciona funcionalidades ao seu sistema operacional. Configure de forma que fique as atualizações automáticas clica no meu iniciar e digitando “Windows Update” ou “Atualizações do Windows”.

11 – AMBIENTE DE INSTALAÇÃO

Seu computador deve ser limpo internamente periodicamente, a oxidação e a poeira acumulada em excesso diminuirá a vida útil do seu equipamento. Instale/Use em local fresco e bem ventilado, faça uma limpeza interna a cada seis meses.

12 – UPGRADES DE HARDWARE

Upgrades é necessário quando mesmo você fazendo todas as etapas anteriores deste post e seu computador ainda continuar apresentando lentidão. Os upgrades mais simples e que dão resultados imediatos sem a necessidade de formatação são os de memória e placa de vídeo, devido ao custo do hardware ser bem mais barato do que anos atrás avalie se não compensa comprar um computador novo!

13 – BACKUP

Por último e não menos importante, não importa o quão bem você cuide do seu sistema e do computador, sempre haverá a possibilidade de falhas, desastres naturais, falha no disco rígido etc. É seguro fazer backup de seus arquivos importantes periodicamente. A quantidade de vezes depende de quanto os arquivos são importantes, se for muito importante faça backup todos os dias!).

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de mais detalhes? Fique à vontade para falar conosco através do e-mail suporte@wyntech.com.br ou
pelo whatsapp (11) 2768-9396.